© All rights reserved. Powered by José Machado.

90 segundos de ciência

José Manuel Machado, diretor do Centro Algoritmi, professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UM), e membro do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI), está a desenvolver plataformas inteligentes para tornar os centros urbanos mais ecológicos e sustentáveis.

Este projeto intervém nas áreas da ciência de dados e da inteligência artificial para criar plataformas inteligentes que possam ajudar as pessoas a ter uma vida com mais qualidade, mais ecológica, e mais sustentável nos seus centros urbanos.

“Queremos, por exemplo, mudar o paradigma dos semáforos dentro das cidades para os tornar mais inteligentes e fazer com que a mobilidade se processe de uma forma mais eficiente, dando informações aos cidadãos em relação os locais que estão com mais trânsito, e onde existe mais dificuldade de circulação”, explica.

Vão também ser instalados sistemas que permitam identificar peões, bicicletas, e automóveis, para melhor gerir a forma como o trânsito é escoado em tempo-real, trazendo benefícios não apenas para a mobilidade dos centros urbanos mas também para a qualidade do ar e para o bem-estar da população.

O projeto Soluções Integradas e Inovadoras para o Bem-estar das Pessoas nos Centros Urbanos Complexos é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da Região Norte.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM

http://www.90segundosdeciencia.pt/…/ep-1540-jose-machado/

 

 

Share this:

Leave a comment:

Top