Informação geral
- Ciências Jurídicas Privatísticas
- Ciências Jurídicas Públicas
- Informática
Carga Horária
Objetivos de ensino
Esta análise levará necessariamente uma melhor compreensão da relevância jurídica das tecnologias e dos novos serviços da sociedade da informação, imprescindíveis para uma verdadeira segurança jurídica no processo transacional eletrónico. A questão da proteção do consumidor assumirá aqui um particular relevo.
Resultados de aprendizagem
– Introduzir nos alunos conceitos relevantes do domínio da Inteligência Artificial, tais como Agentes, sistemas multi-agentes, Inteligência Artificial Distribuída, e explicitar a sua aplicação e desenvolvimentos possibilitados na área do comércio eletrónico.
– Expor aos estudantes as novas possibilidades de desenvolvimento e funcionamento do comércio eletrónico e dos mercados virtuais.
– Caracterizar o processo negocial em linha e introduzir diferentes mecanismos de negociação.
– Realçar a importância de utilização de sistemas de agentes e da necessária consideração destes sistemas em interação com os humanos e com as plataformas de comunicação.
– Expor aos estudantes as diferentes modalidades de celebração de contratos por meios eletrónicos e os modos de formação destes contratos.
Programa sucinto
1.1. Noções Fundamentais de Comércio Eletrónico Organizações Virtuais e Mercados Virtuais
1.2. Comércio Eletrónico e Ambientes Inteligentes
1.3. Negociação
1.4. Caraterização do Processo de Negociação
1.5. Mecanismos de Negociação
1.6. Agentes e Sistemas Multiagentes
2. Direito
2.1. Formação do Contrato na relação eletrónica – a contratação eletrónica no âmbito do Regime Jurídico do Comércio Eletrónico
2.2. A contratação eletrónica:
2.2.1. enquanto contratação à distância e proteção do consumidor
2.2.2. inter-sistémica automatizada e o Acordo Tipo EDI – Recomendação da Comissão Europeia de 19/10/94
2.3. A contratação eletrónica inter-sistémica inteligente e as sociedades comerciais: das empresas virtuais à utilização de agentes de software
2.4. Confiança e reputação na contratação eletrónica: “os smart contracts” e o papel das plataformas eletrónicas
2.5. O Regime jurídico português da contratação eletrónica
2.6. A contratação eletrónica enquanto contratação à distância: a questão da proteção do consumidor
Bibliografia essencial
Wooldrige M., “An Introduction to Multiagent Systems”, John Wiley & Sons, ISBN 0 47149691X, 2002.
Paulo Jorge Freitas de Oliveira Novais “Teoria dos Processos de Pré-Negociação em Ambientes de Comércio Electrónico”, Universidade do Minho, 2003 (Tese de Doutoramento).
Victória Rocha, Francisco Andrade “Formação do Contrato no Comércio Electrónico Interactivo” in “Hacia una Justicia 2.0 – Actas del XX Congreso Iberoamericano de Derecho e Informática”, Volumen II, Ratio Legis Ediciones, Salamanca 2016.
Francisco Andrade, Paulo Novais, José Machado, José Neves “Contracting Agents: legal personality and representation”, in “Artificial Intelligence and Law”, (2007) 15:357-373 Springer.
AA.VV. “Lei do Comércio Electrónico Anotada”, Ministério da Justiça, Gabinete de Política Legislativa e Planeamento, Coimbra Editora, 2005.
Métodos de ensino
Sessões presenciais obrigatórias.
Métodos de avaliação
Possibilidade de opção, mediante anuência do docente responsável, pela realização de teste escrito englobando matérias de direito e de informática.